Categoria: Clima

Furacão Matthew chegando a Orlando , o que fazer?

105eeea1-94c8-47a8-92ee-61fab9da06bc

Esta semana, o assunto da vez em Orlando é o FURACÃO MATTHEW. Nas redes sociais, deixou os parques de Orlando e outros passeios típicos dos turistas em segundo plano e todos não falam em outra coisa, afinal de contas, há anos não se vê algo tão assustador por lá. Mas o que fazer? Quem está lá, apreensivo, quem está indo,mais ainda,pois vôos estão sendo cancelados,transferidos…Resolvemos listar algumas medidas de segurança que estão orientando por lá ,compartilhar alguns links que podem ser úteis e também disponibilizar algumas informações que vem chegando aos poucos pra gente de fonte segura.

Em primeiro lugar é bom  saber onde procurar informações, estes sites abaixo são seguros e estão sendo constantemente atualizados:

Turista no meio de um furacão, o que fazer?

Screen-Shot-2016-10-06-at-9.27.47-AM-588x470

Os ministérios de turismo de países na rota de furacão avisam: se você é um turista e a tempestade chegar, pegue todas as informações no hotel onde está hospedado. Os gerentes são treinados pelas autoridades competentes sobre o que fazer. É importantíssimo que você se mantenha atualizado, sempre, usando a internet, vendo TV e perguntando na recepção.

Se a situação piorar, saiba que o alerta de evacuação geralmente é dado com pelo menos 24 horas de antecedência. Os hóspedes têm que seguir as instruções dadas pela gerência. Se os turistas tiverem que ir para um abrigo público, pode haver restrição de bagagem: parte de suas malas podem ser deixadas no hotel. Não insista em levar tudo, se não for permitido. Em situações de emergência, a segurança pública vem em primeiro lugar, alertam os governos.

Casa alugada?
Se você estiver em uma casa alugada, verifique se ela tem um cômodo seguro, como um porão ou sótão. Peça para os vizinhos ou a Defesa Civil te ajudarem a avaliar se é seguro ficar na casa. Se for, tape todas as janelas de vidro com placas de madeira pregadas na parede. Assim que começarem a falar da possibilidade de furacão, faça um estoque de comida em lata ou em conserva, biscoitos e pães, muita água mineral, lanternas e pilhas. Tente carregar a bateria de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores pelo máximo de tempo possível, para se manter informado e conseguir pedir socorro em caso de necessidade, sem precisar sair da casa.

Se a área onde você estiver for alagada, não entre na água. Não entre mesmo. Essa é uma das dicas mais importantes. Com a tempestade, postes podem ter caído e a fiação elétrica estará subemersa. O risco de morte por choque elétrico é real. Além disso, animais como cobras e crocodilos podem estar nadando, mesmo que seja raso. Fora de seu ambiente normal, eles estarão estressados, prontos para atacar.

Se muita água entrar na sua casa de repente, ameaçando sua segurança, tente subir para o telhado, levando comida, água potável, agasalhos e cobertores – mesmo que seja verão. Tenha a mão tecidos coloridos, para chamar a atenção de um helicóptero da Defesa Civil local que possa estar em busca de  vítimas.

Que cidades ele vai afetar?

É difícil precisar, mas  cidades da costa sudeste da Flórida estão com previsão de serem afetadas diretamente. De Miami até Jacksonville, algumas cidades já estão sendo inclusive evacuadas. Ele deve subir pela costa leste nos próximos dias. Cidades como Miami, Port Canaveral, Melbourne e outras  costeiras começaram seus processos de evacuação na quarta-feira. Em Orlando a previsão é de chuva e ventos fortes que podem chegar a mais de 120 km/h.

Situação em Orlando:

A maior parte da região, está em Hurricane Warning, ou seja, precisamos estar preparados, mas a evacuação não é obrigatória. Segundo os alertas que as pessoas estão recebendo, o maior perigo serão os ventos, que prometem ser muito fortes  e com  um efeito devastador!

As linhas de ônibus da Lynx vão parar as 5 da tarde de hoje, quinta-feira(6/10/2016). Estão pedindo para ninguém ficar nas ruas depois das 6 PM.

2701f248-5c1f-4418-9537-43b68c121092 Os supermercados estão desde cedo lotados e a grande maioria( principalmente perto do grande centro turístico) sem água, pão e produtos enlatados,  produtos muito procurados para serem estocados. Os postos de gasolina tem filas gigantes e alguns já estão sem gasolina .

Escolas fechadas quinta e sexta.

Parques temáticos:

Os parques em Orlando que fecharam pela primeira vez por causa do furacão Floyd em 1999 , acabaram fechando em 2004 para três furacões (Charley, Frances and Jeanne) e em 2005 para o furacão Vilma.

A partir de hoje às 5 PM, as propriedades da Disney e Universal serão evacuadas por conta do furacão e permanecerão fechadas amanhã o dia inteiro. As festas de Halloween em ambos os parques hoje e amanhã também foram canceladas. Os parques do Sea World , Legoland , Busch Gardens, Kenedy Space Center e Orlando Eye, não abriram hoje e também permanecerão fechados amanhã. Segue abaixo um cronograma do que foi divulgado pelos parques:

AQUATICA
6 e 7 /10 – FECHADOS
Reabre sábado, dia 08/10, das 10h às 17h

SEA WORLD
6/10 – aberto até 14 h
7/10 – Fechado
Reabre sábado 8/10  das 10h às 19h

DISCOVERY COVE
6/10 – aberto  até as 16h
7/10 – Fechado
Reabre sábado 8/10  das 7:15h às 17:30h

———————————————————————————————————————————————-

UNIVERSAL STUDIOS E ISLAND OF ADVENTURE
6/10 – funciona até as 17h
7/10 FECHADO

WET N WILD
6/10 , aberto  até as 14h
7/10 FECHADO
————————————————————————————————————————

 Orlando Eye, Kennedy Space Center, Madame Tussauds, Sea Aquarium e Legoland 

FECHADOS 6 e 7/10

————————————————————————————————————————

IMG_5093-800x400

     Parques temáticos da Disney estarão funcionando nesta quinta-feira (dia 06/10) até as 17h, o site oficial já anuncia o fechamento de todos os parques na sexta-feira (dia 07/10).

MAGIC KINGDOM , EPCOT , HOLLYWOOD STUDIOS , ANIMAL KINGDOM ,TYPHOON LAGOON e BLIZZARD BEACH

6/10 – abertos até 17h
7/10 FECHADOS
Previsão de abertura sábado (dia 08/10) * consultar no site

No Walt Disney World Resort, foram fechados algumas  áreas e atrações:

– A festa  Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party que aconteceria hoje no Magic Kingdom foi cancelada. Quem comprou ingressos para a festa de hoje deve entrar em contato com o telefone 407-566-4985 (opção 5) para remarcar a data.

–  Disney Springs, ESPN Wide World of Sports, Fantasia Gardens Miniature Golfe Winter Summerland Miniature Golf estão funcionando hoje somente até as 17h, e estarão FECHADOS NA SEXTA (07/10).

– O Fort Wilderness Resort and Campground ( cabanas e acampamentos) foi fechado até domingo, e os hóspedes  estão sendo realocados em outros tipos de hospedagem mais seguras.

– O show Hoop-Dee-Doo Revue , Campfire with Chip and Dale o Mickey’s Backyard BBQ foram cancelados até domingo

– O Tree House Villas do Saratoga Springs Resort e os Disney’s Polynesian Bungalows também estão indisponíveis desde hoje.

– O show Spirit of Aloha que acontece no Disney’s Polynesian Resort também está cancelado nesta quinta e sexta-feira (06 e 07/10).

– Characters in Flight, o balão do Disney Springs, está fechado até domingo (09/10).

Existe uma página no site da Disney com muitas perguntas e respostas sobre a passagem do furacão, está com mais dúvidas? Clique aqui e leia!

Bem, sexta feira, será um dia de não sair para lugar algum….

Quem tem cruzeiro também está  numa situação bem complicada…. é bem vulnerável ficar em alto mar nessas condições, impossível! Veja as orientações:

Cruzeiros

Os portos foram fechados em Miami, Port Everglades, Port Canaveral, Jacksonville e Charleston e vários cruzeiros foram cancelados. O cruzeiro da Disney que sairia dia 7 de Outubro foi cancelado. Para maiores informações sobre Cruzeiros Disney, visite a página Amo Cruzeiro Disney da Luciana Misura que com certeza estará super atualizado , acredito que seja a pessoa que mais sabe de cruzeiros!

Só desejamos aos nossos amigos que moram lá , outros que estão a passeio e clientes que estão por lá, estejam seguros,mantenham a calma e nos mantenham informados! Vai dar tudo certo!